A Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) na tentativa da construção de um mundo sem fome” criou um projecto intitulado “FAO School Gardens”.
As “School Gardens” vão de encontro à mensagem de Confucious "Eu oiço e eu esqueço, Eu vejo e eu recordo, Eu faço e eu compreendo", estão implementadas em vários países e inseridas em escolas.
Este projecto foi criado nesta linha de pensamento. Acredita-se que a melhor maneira para uma criança aprender determinada mensagem e relacionar as suas acções com o ambiente é tendo uma participação e intervenção activa nessa aprendizagem.
O objectivo deste projecto passou pelo aumento do consumo de hortofrutícolas entre os participantes e intervenientes na criação e manutenção do “School Gardner”. Para tal, nestas escolas são plantados vegetais, plantas medicinais, árvores e outras plantas. Ocasionalmente, também são mantidos animais, como patos, galinhas, cabras e peixe. Nas cidades, como geralmente as escolas têm espaços limitados ao ar livre, o “School Garden” está limitado a plantações em recipientes. Em todas as “School Gardners” os alimentos colhidos são consumidos pelos intervenientes no projecto.
Um exemplo do sucesso destas escolas é o de Bangladesh. O Integrated Horticulture and Nutrition Development Project implementou o programa “School Nutrition Gardening” em 30 escolas, que abrangiam 15 distritos do Bangladesh. Este programa teve como objectivo educar estudantes do sexo feminino entre os 13 e os 15. Um total de 1 800 raparigas foram expostos a este programa.
As “School Gardens” vão de encontro à mensagem de Confucious "Eu oiço e eu esqueço, Eu vejo e eu recordo, Eu faço e eu compreendo", estão implementadas em vários países e inseridas em escolas.
Este projecto foi criado nesta linha de pensamento. Acredita-se que a melhor maneira para uma criança aprender determinada mensagem e relacionar as suas acções com o ambiente é tendo uma participação e intervenção activa nessa aprendizagem.
O objectivo deste projecto passou pelo aumento do consumo de hortofrutícolas entre os participantes e intervenientes na criação e manutenção do “School Gardner”. Para tal, nestas escolas são plantados vegetais, plantas medicinais, árvores e outras plantas. Ocasionalmente, também são mantidos animais, como patos, galinhas, cabras e peixe. Nas cidades, como geralmente as escolas têm espaços limitados ao ar livre, o “School Garden” está limitado a plantações em recipientes. Em todas as “School Gardners” os alimentos colhidos são consumidos pelos intervenientes no projecto.
Um exemplo do sucesso destas escolas é o de Bangladesh. O Integrated Horticulture and Nutrition Development Project implementou o programa “School Nutrition Gardening” em 30 escolas, que abrangiam 15 distritos do Bangladesh. Este programa teve como objectivo educar estudantes do sexo feminino entre os 13 e os 15. Um total de 1 800 raparigas foram expostos a este programa.
Ao fim de um ano, notou-se que 75% dos estudantes passaram a ingerir vegetais todos os dias. O resto dos estudantes (19% a 7%) passaram a ingerir vegetais mais de 3 dias por semana e entre 2-3 dias por semana, respectivamente.
O consumo de frutas foi inferior ao de vegetais. Este facto, deveu-se provavelmente à menor acessibilidade à fruta.
Para terminar, realço o facto de 80% dos estudantes passarem a preparar em casa as receitas que aprenderam nas sessões de educação alimentar, o que é mais uma prova irrefutável do sucesso deste projecto.
O consumo de frutas foi inferior ao de vegetais. Este facto, deveu-se provavelmente à menor acessibilidade à fruta.
Para terminar, realço o facto de 80% dos estudantes passarem a preparar em casa as receitas que aprenderam nas sessões de educação alimentar, o que é mais uma prova irrefutável do sucesso deste projecto.
Sem comentários:
Enviar um comentário