terça-feira, 24 de abril de 2007

Dietas vs Planos alimentares saudáveis

"Dois terços das pessoas que fazem dieta ganham mais peso do que aquele que perderam em cinco anos. Este é um resultado de um estudo desenvolvido por investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo os especialistas norte-americanos é improvável que as dietas resultem numa perda de peso a longo prazo e podem mesmo pôr vidas em risco."
METRO

As inúmeras "dietas milagrosas" que nos prometem "emagrecer x quilos em x tempo" são realmente ineficazes a longo prazo, uma vez que provocam uma perda rápida de peso (geralmente devida à perda de massa muscular) mas não mudam hábitos, o que faz com que, mais cedo ou mais tarde, haja um retrocesso. Contudo, se optarmos por seguir um plano alimentar saudável, adequado às nossas características e adaptado aos nossos hábitos, provavelmente vamos impor regras a nós próprios, aprendendo a comer e a saborear os alimentos. Desta forma, emagrecer e manter a perda de peso conseguida deixará de ser um sacrifício, o que a longo prazo se vai reflectir num bem estar físico e psicológico, inatingível através das ditas dietas "yô-yô".

1 comentário:

Anónimo disse...

Felicito antes de mais o blog pelos sempre interessantes temas na área de nutrição e saúde alimentar. Parabéns!
Adorei este post, em poucas palavras sintetiza a realidade de muitas pessoas que recorrem a dietas "malucas", eficazes a curto prazo, mas que na prática só faz com que se estejam a enganar a elas próprias.
Quem sabe o que é uma "verdadeira" dieta alimentar, sabe do que estou a falar. Para os restantes recomendo que larguem os habilidosos milagreiros, e se lembrem do ditado, "Depressa e bem, há pouco quem.".